O Caminho para o Sucesso Passa pelo “Acúmulo de Fracassos”
Na realidade, é mais seguro confiar em pessoas que já experimentaram vários fracassos e contratempos quando jovens. Sob vários aspectos, é arriscado confiar uma grande empresa ou atividade política a alguém que nunca experimentou um fracasso ou um grande revés. Pessoas assim com frequência são muito convencidas e estão simplesmente à procura de oportunidades para serem elogiadas. Em muitos casos, “não têm a competência necessária para julgar as situações de modo preciso”.
Como dizem alguns, “Os jovens amadurecem lutando contra as adversidades”. E quando se trata de comandar algum negócio, também, se você quiser alcançar grande sucesso como administrador, precisa ter experimentado anteriormente um fracasso real.
Alguns fracassos devem-se a circunstâncias inevitáveis, mas é importante estar habituado a “assumir desafios e ter a experiência do fracasso”. Claro, não é preciso chegar ao limite de enfrentar uma ruína completa, mas se você continua enfrentando desafios de maneira positiva e tendo a experiência de acumular alguns fracassos, isso o colocará no caminho do sucesso.
“Não ter falhado nunca” é a mesma coisa que “nunca ter aceitado desafios”.
A fim de se desenvolver, as pessoas passam por várias experiências, seja uma doença séria, uma decepção amorosa, desemprego ou falência. Até mesmo a experiência de ir preso pode se tornar útil. Houve casos de pessoas que foram presas, depois seguiram seu caminho e acabaram ocupando cargos de destaque, como o de presidente de um país ou de alguma grande organização.
Como “Ficar Imune” a Fracassos, Contratempos, Dificuldades e Sofrimentos
Do mesmo modo que desenvolvemos “imunidade” a doenças, quero que você também crie uma resistência a fracassos, contratempos, dificuldades e sofrimentos. Por favor, faça o melhor possível para adotar uma atitude que lhe permita ficar imune a essas experiências. Isso fortalecerá muito seu caráter. E é importante criar seus próprios “anticorpos” depois de fracassar pela segunda ou terceira vez.
Claro, não é bom acabar se habituando ao fracasso, mas é preciso desenvolver uma resistência, de modo que, mesmo diante de uma pequena falha, a pessoa consiga ter força para superar a situação se ela vier a se apresentar de novo. Gostaria que tanto pais quanto filhos desenvolvessem uma forte resistência a fracassos e contratempos.
No post de hoje aprendemos sobre a importância de ser resiliente e conseguir se levantar após fracassos ou sofrimentos. De acordo com o dicionário de Oxford, “resiliência” significa “capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças”. Na vida é quase impossível prever o que irá acontecer no futuro pois este é muito incerto. Porém, é possível decidir como reagir ao que acontece.
Por exemplo: se um barco estiver no meio do oceano e começar a ventar muito forte, não adianta reclamar do vento ou colocar a culpa nos deuses ou na natureza. Tudo o que é possível fazer é mudar a direção da vela, fazer mudanças de rota e aprimorar as técnicas de navegação. O mesmo acontece na vida. Podemos passar por stresses, desilusões e decepções. Isso é inevitável, mas a grande diferença está em como você irá reagir à o que acontece. Será que irá apenas tratar como um sofrimento? Ou irá extrair as lições, transformar o sofrimento em nutriente da alma e seguir em frente? A decisão sempre está aberta a cada um de nós.