A força da sua auto-imagem

A força da sua auto-imagem

Na juventude, somos muitos emotivos e receptivos às coisas – em outras palavras, nos emocionamos com facilidade. É comum ficarmos extremamente abalados com tristezas, eventos trágicos e infelicidades. Por isso, precisamos ter cuidado.

É fácil sentir-se perturbado e influenciado por acontecimentos ao nosso redor, como a morte de um parente, acidentes ou doenças, e assim por diante. Mas não é bom que esses efeitos continuem por muito tempo. Quando uma pessoa é intensamente afetada por eventos infelizes, seu coração começa a desenvolver uma tendência a se apegar à infelicidade. Isto é, quando não está imersa na infelicidade, ela não sente como se fosse ela mesma, e não consegue ficar à vontade até que se sinta infeliz de novo.

Quando jovens, somos muito sensíveis, por isso é importante não deixarmos que pensamentos, ideias e filosofias negativas ou passivas criem raízes na nossa mente, tais como:

“Se eu fracassar, vou desistir.”

“Não acredito que ele falou isso de mim. É demais. Eu desisto!”

“Se me disserem que não sirvo para esse trabalho, desisto!”

“Se me disserem que não tenho capacidade para estudar, eu desisto!”

“Se eu não conseguir entrar numa boa escola, vou desistir.”

“Meus pais me odeiam. Vou abandonar tudo.”

“Meu amigo não gosta mais de mim. Para mim tudo acabou.”

“Não consigo ganhar dinheiro suficiente. Nunca vou conseguir.”

Provavelmente, você já teve pensamentos negativos como esses. No entanto, é preciso tomar muito cuidado para que eles não se infiltrem e criem raízes em seu coração.

Pense em Se Desenvolver Como um Broto de Bambu

Os seres humanos não são capazes de abrigar dois pensamentos ao mesmo tempo. Assim, quando surgir um pensamento negativo, será preciso se esforçar para desenvolver o hábito de substituí-lo por um pensamento positivo contrário.

Quando surgir na sua mente um pensamento negativo, pense: “Bem, depois de ter pensado assim, também posso encarar o assunto dessa outra forma…”. Ou seja, procure adotar a abordagem oposta e passar do pensamento negativo para um ponto de vista firme e positivo.

Quando surgirem pensamentos negativos, é muito importante que você tente mudar sua maneira de pensar e de perceber as coisas, tais como: “Essa situação em que me encontro é bem problemática, mas, se eu examiná-la melhor, talvez seja também uma oportunidade.” “Aquela pessoa está mesmo falando mal de mim e me criticando, mas o que ela disse talvez seja verdade, portanto, esta é uma chance de tentar corrigir meu comportamento e crescer com isso. Talvez ela esteja, na realidade, tentando me ensinar alguma coisa e me ajudar.”

Assim, mesmo que você esteja enfrentando provações extremamente difíceis, poderá aceitá-las e assumir uma atitude mais positiva e resoluta em relação a elas. Se as sementes dos pensamentos que você planta forem decididas e positivas, certamente farão brotar flores no futuro, e também frutos magníficos.

Você deve sempre fazer um esforço para orientar seus pensamentos numa direção positiva.

Saiba que, no caminho do crescimento, é normal que surjam resistências. As pessoas ao seu redor podem criticá-lo e tentar humilhá-lo. Às vezes, você se verá obrigado a permanecer preso ao magnetismo afetivo dos seus pais, ou talvez seja invejado por seu professor na escola, um colega, um superior ou até por seu chefe no trabalho.

Veja o broto de bambu. Ele não escolhe lugar para nascer, se expande e brota por todos os lados indiscriminadamente. Possui tanta força que consegue até perfurar o piso para brotar. É importante possuir uma força que nos faça crescer como um broto de bambu. A partir do momento em que você alimentar fortes pensamentos de que está crescendo, de que vai começar a fazer isso já, isso irá lhe trazer um futuro brilhante.

Seja forte o suficiente para superar o dano e a infelicidade que resultaram da instabilidade emocional da qual todos sofremos quando jovens. “Alguém me magoou.” “Alguém falou mal de mim, e fiquei muito triste com isso.” “Eu falhei. Eu desisto. Jamais conseguirei fazer parte da elite.” Pensamentos desse tipo provavelmente irão passar várias vezes pela sua mente e machucá-lo, mas você precisa superá-los e se levantar de novo. Assim como uma noite de descanso, depois da qual acordamos revigorados no dia seguinte. Desse modo, é importante ganhar novas forças e se fortalecer o suficiente para se levantar muitas vezes, e reiniciar a vida.

No post de hoje vimos a importância que os pensamentos têm na nossa vida. Mesmo que na infância e na adolescência fossemos facilmente influenciados pelas opiniões e palavras dos outros é fundamental criarmos forças para gerar pensamentos e uma auto-imagem positiva também.

A sua auto-imagem é como a planta que os arquitetos utilizam para construir uma casa. Tudo o que você pensa e fala sobre você tem uma forte influência no seu subconsciente. Por isso, fique alerta sobre o que tem pensado e falado e também estude os Ensinamentos para que seja possível plantar e cultivar boas sementes nos seus pensamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *