A gratidão irá desbravar o seu futuro

A gratidão irá desbravar o seu futuro

O músculo da gratidão.

 

O Brasil é um país no qual muitas pessoas são fãs de atividade física e muitos são praticantes de musculação, corrida, natação etc. No livro “Convite à Felicidade” O Mestre Okawa compara a gratidão aos músculos do corpo humano no sentido de que quanto mais você praticá-la mais ela será fortalecida. Por exemplo uma pessoa que frequenta a academia regularmente certamente terá músculos mais fortes do que alguém que apenas fica sentado no sofá assistindo televisão.

 

O mesmo acontece com a gratidão: se você se disciplinar para todos os dias à lembrar tudo o que tem recebido e agradecer, com certeza a força da sua gratidão irá aumentar. Pode ser que no começo não haja muitos resultados e você se questione: “apesar de eu estar praticando gratidão sinto que ela não está fortalecida” mas essa sensação aparece no início das atividades físicas também. Pode ser que 1 mês de musculação não proporcione resultados satisfatórios porém 1 ou 2 anos certamente irão proporcionar músculos mais fortes.

 

No caso da prática da gratidão pode ser que se disciplinar para agradecer durante 1 semana não fortaleça consideravelmente a sua gratidão porém se você persistir por 3 semanas, 3 anos e assim por diante com certeza você terá um coração agradecido e viverá uma de retribuição às pessoas, à sociedade e ao mundo.

 

No livro As Leis de Aço o Mestre Okawa prega o seguinte:

Talvez você não se sinta confiante em vários aspectos, ache que não tem talento, que não possui um bom histórico nem realizações suficientes, mas não deve se remoer pensando apenas no lado negativo. Em vez disso, procure valorizar o que possui agora, e vai perceber o quanto já recebeu. Você já recebeu muitas coisas; perceba o quanto é gratificante de verdade reconhecer isso.

 

Com o sentimento de gratidão o seu caminho irá se abrir.

 

Hoje é muito comum as filosofias de sucesso e prosperidade porém o mais importante, independentemente do que você faça, é o sentimento de retribuição ou a vontade de fazer algo que irá proporcionar felicidade às pessoas. Certa vez perguntaram a um corretor de seguros se ele vendia “apólices de seguro” e ele disse que não. A resposta dele foi que ele vendia “paz mental e tranquilidade” para as pessoas. Esse corretor não via o trabalho dele apenas como uma forma de receber um salário. Ele possuía o nobre desejo de proporcionar algo de bom para as pessoas e certamente foi uma pessoa muito bem sucedida.

 

Seguem as palavras do Mestre Okawa sobre este tema:

 

Se eu tivesse de citar um único defeito das pessoas da era moderna, diria que elas carecem demais de gratidão. Pensam somente em ganhar alguma coisa dos outros, mas não se preocupam em “ dar “ ou “ agradecer e retribuir “.Com o sentimento de gratidão e a vontade de retribuir aos outros, seu caminho vai se abrir independentemente do que fizer, e as pessoas ao seu redor irão ajudá-lo. Isso é essencial.

 

Independente da sua profissão ou o papel que você desempenha na sociedade o mais importante é reconhecer que tem recebido muito: ar, água, saúde, corpo físico, família etc. Você já recebeu muitas bençãos e o esforço para reconhecê-las é fundamental para a sua felicidade pois uma vida de gratidão e doação de amor é uma vida feliz. Este é o segredo da felicidade humana: parar de pensar no que pode receber dos outros e começar a pensar no que pode fazer pelos outros. E o ponto de partida para isso é o sentimento de gratidão.

 

Mesmo que você sinta que a sua gratidão não é muito forte persista diariamente em reconhecer tudo o que você já tem recebido. Ao longo de algumas semanas você irá perceber que tem vivido sob um grande amor e também tem recebido a ajuda de muitas pessoas. Esta descoberta é um divisor de águas na vida de toda pessoa.