A Maneira de Lidar com as Falhas Abre Caminho para o Sucesso

A Maneira de Lidar com as Falhas Abre Caminho para o Sucesso

Não há dúvida de que ter um grande ideal, gravá-lo na mente e pensar repetidamente nele irá fazer você crescer e progredir nessa direção. Mas no caminho para esse ideal você irá enfrentar ofensas, críticas, ataques e também rivais ou adversários. Porém, terá de superar esses obstáculos, ou não será capaz de se colocar na trilha do sucesso.

Se você continuar na busca de altas metas a fim de realizar grandes ideais, irá inevitavelmente cometer muitos erros. Não há ninguém que tenha conseguido grande sucesso e não tenha cometido erros. Por exemplo, “quem inicia uma empresa com dez empregados e segue trabalhando sem cometer erros, obtém um tipo de sucesso”. No entanto, “se esta empresa crescer passará a ter centenas de funcionários”, e será natural que surjam vários “problemas”.

Do mesmo modo, quanto mais altos os seus ideais, mais problemas você terá de enfrentar, o que inevitavelmente o fará cometer erros. Já destaquei antes que “aqueles que procuram o sucesso deparam com rivais e adversários”, mas o caminho para o sucesso depende também da “maneira como você lida com eventuais fracassos”.

É certo que você irá cometer falhas. O ponto crítico é a maneira como você consegue superá-las. Como você se recuperar das adversidades, dificuldades e contratempos? Que lições você aprende e como consegue aproveitá-las para obter maior sucesso? É isso o que importa.

Para tanto, você precisa ter sempre em mente que “as sementes do sucesso podem ser encontradas nas próprias adversidades e dificuldades”. Se neste exato momento você está enfrentando problemas, isso significa que “é alguém que vale a pena confrontar e que precisa se erguer e lutar contra as adversidades”. E ninguém nunca recebe uma “cruz” mais pesada do que possa carregar.

Enquanto enfrenta problemas, é extremamente importante que você conheça bem seu lado imaturo, compreenda aquilo que não domina bem, tome consciência de coisas das quais não tinha conhecimento, faça descobertas e transforme tudo isso em sementes para seu próximo sucesso.

Descubra as Sementes do Sucesso a Partir de Suas Falhas

O que você aprende com seus fracassos? “Aquilo que você aprende a partir dos seus fracassos” é o aspecto mais importante da Teoria do Sucesso. Se o que você consegue extrair dos seus fracassos forem somente sentimentos de humilhação, complexo de inferioridade, ressentimento e reclamação contra o mundo, então dificilmente você conseguirá entrar no grupo das pessoas bem-sucedidas.

Fracassar significa que você teve a coragem de assumir desafios. Se você não enfrentar desafios, não há como fracassar. Se o fracasso for o resultado obtido com um desafio, então o mais importante é o que você aprendeu com isso. O próprio fato de ter falhado irá oferecer-lhe material para avaliar e descobrir por que falhou e não foi bem. Pode ser, por exemplo, que não tenha tido capacidade ou talento suficiente. Talvez as condições ambientais tenham sido ruins. E podem ter ocorrido outras circunstâncias.

 

Diante disso, certamente a realidade está lhe ensinando alguma lição. É muito importante que você aprenda tudo o que for possível com essa experiência. Se fizer isso, quando surgir uma situação similar você terá muito mais facilidade para superá-la. E quando for capaz de superá-la com facilidade, um novo desafio irá se apresentar. E você terá de superá-lo também.

O aspecto mais importante a aprender sobre o Sucesso, como ensinei antes, é “enxergar as sementes de sucesso e agarrá-las”. Tenha o cuidado de preservar sempre esse espírito. Não é possível obter sucesso se ficar somente fugindo dos fracassos. Quando não estamos cometendo erros, pode significar que “não estamos enfrentando desafios”.

As falhas só surgem quando você desafia algo novo. É preciso ter um sentimento de “sempre aprender com os fracassos e crescer muito mais”.

 

A vida não é uma sequência de resposta mas sim uma sequência de perguntas. Fugir dos problemas ou querer evitá-los não é a solução para uma vida plena e feliz. O mais importante é conseguir ser resiliente e aprender com tudo o que acontece na sua vida. No final, é a capacidade de “transformar chumbo em ouro”  que irá tornar a sua vida significativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *