A saúde e a cura estão mais perto do que você imagina

A saúde e a cura estão mais perto do que você imagina

Quase todas as doenças modernas são causadas por três fatores: má alimentação, falta de exercício físico e stress. Posso afirmar com segurança que esses três comportamentos estão na raiz de quase todas as enfermidades.

É especialmente importante que a pessoa comece, ainda na casa dos 30 anos, a tomar medidas preventivas contra o que chamamos de “doenças causadas pelo estilo de vida”. Por favor, você que me lê, cuide-se; não apenas por seu próprio bem e de seu futuro, como pelo bem de sua família. Não seja descuidado consigo mesmo e abandone os hábitos prejudiciais à saúde.

Doenças com causas bem definidas podem ser prevenidas. Se você continuar a abusar do sal e de alimentos altamente calóricos, a ignorar a necessidade de fazer exercícios, é apenas uma questão de tempo até que fique doente. Se você participar seguidamente de banquetes e festas, beber demais e comer exageradamente com certeza atrairá a doença. A fim de poder continuar trabalhando e protegendo sua família por muitos anos, você precisa praticar a moderação.

Fazer exercícios é algo que vai exigir determinação de sua parte. Você terá de arrumar tempo para isso e aceitar o fato de que exercícios provocam algum desconforto, pelo menos no começo. As pessoas dizem que são ocupadas demais para se exercitarem, mas, em geral, isso é apenas uma desculpa. O problema é que elas são preguiçosas demais para tentar algo novo. Por favor, não tenha preguiça e faça o que for preciso para encontrar tempo para fazer exercícios. Você não pode ficar grudado como cola em seus colegas de trabalho o tempo todo. Precisa de tempo para si mesmo.

O hábito de comer e beber sem moderação e a falta de exercício físico, porém, não são os únicos fatores de doença. O estado do nosso coração é responsável por mais da metade das doenças, por isso existem tantas que podem ser curadas por meio do “controle do coração”.

O corpo que você tem agora é a soma total de todos os pensamentos e emoções que criou anteriormente. Quer isso tenha sido feito de modo consciente ou inconsciente, seu corpo é resultado de sua própria obra. Se o corpo está doente, isso significa que, em algum ponto do caminho, você tomou um rumo negativo. Agora é preciso cultivar um forte desejo de mudar de direção e manter firme essa intenção. E assim que a mudança acontece.

Sua fé e sua diligência são os instrumentos que abrirão o caminho à sua frente. Primeiro, é preciso que você use sua força de vontade ao máximo. Se você fuma vários maços de cigarros por dia e desenvolveu um câncer de pulmão, nem Deus estará disposto a livrá-lo do problema se a iniciativa não partir de você que criou o problema. Se você toma uma garrafa de uísque todas as noites e o seu fígado está arruinando, de que adiantará esperar uma intervenção divina? Se deseja ter um corpo saudável, faça um esforço para mudar seus maus hábitos e comportamentos que resultarão em doença no futuro.

Promova uma total mudança no modo de pensar que tem cultivado até agora, compreendendo que as coisas não podem continuar como estão, que a cura deve acontecer e que, para isso, a diligência e a fé são imprescindíveis.

A luz da cura e o poder da cura são encontrados no mundo celestial. Essa luz derrama-se livremente sobre aqueles que acreditam e que fazem um esforço sincero para seguir em frente. Para dizer a verdade, podemos comparar esse fato àquele do professor que mostra favoritismo em relação a um aluno. Se um professor acha uma criança adorável, é razoável pensar que a ajudará mais do que as outras, quando ela precisar.

Assim, depende apenas de você tornar-se uma “criança adorável” aos olhos de Deus. Deve viver sua vida de uma maneira que agrade a Deus. O mais importante, nessa questão, é manter o coração correto e continuar a esforçar-se, dia após dia. Em outras palavras, você deve ser humilde, amar o próximo e ser bondoso.

Se você pudesse ver o que há no coração das pessoas que ficaram doentes, quase sempre veria muito ódio e muita raiva. Se é você que está doente, faça uma reflexão, examinando seu próprio coração. Existe alguém por quem você sinta ódio? Se existe, é da máxima importância que faça as pazes com essa pessoa. O ódio que está sentindo é uma das fontes da doença, por isso, pare de odiar, seja lá quem for que esteja odiando.

Talvez você esteja colocando a culpa de alguma coisa em outra pessoa, mas provavelmente nunca tentou ver a situação do ponto de vista dela ou do ponto de vista de Deus ou Buda. Atribuir a culpa somente aos outros, insistindo em dizer que eles erraram, que o torturaram, e que por isso os odeia, apenas o deixará doente. Não vale a pena.

O ser humano é responsável por mais de noventa por cento de todas as suas enfermidades. Na maioria dos casos, as pessoas recebem o que merecem, motivo pelo qual fica difícil mudar completamente o resultado. Além disso, como a lei da inércia funciona com respeito às tendências que a pessoa acumulou no decorrer de décadas, corrigir subitamente o curso de sua vida é difícil. A religião, porém, vai além da lógica mundana e tem o poder de nos reerguer, tirando-nos de nossos erros e nos modificando por completo. Não apenas pode curar doenças, como também tem o poder de nos transformar. Assim, você não deve nunca perder a esperança. Por mais difíceis que sejam as circunstâncias em que vive, você tem a chance de mudar.

Há sempre uma saída para tudo. Quando uma porta se fecha, outra se abre. A fé tem o poder de resolver qualquer problema. No entanto, a fé exige esforço de sua parte. Nunca se esqueça da importância da diligência aliada ao esforço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *