Acredite em seus pontos fortes

Acredite em seus pontos fortes

A Disposição de Aceitar Desafios Desbrava o Futuro

Utilizar os “Pontos Fortes” É o Caminho Fundamental para a Vitória. Centenas de milhares de pessoas no Japão possuem seu negócio próprio, e muitas delas têm personalidade forte. Existe uma acentuada tendência na cultura dos funcionários de empresas de rejeitar esse tipo de pessoa. No entanto, os Estados Unidos não são o único país onde pessoas de forte personalidade são bem aceitas na sociedade; no Japão também as pessoas têm espaço para se desenvolver e tornar-se respeitadas na sociedade.

Os japoneses que trabalham por conta própria têm personalidade forte, e na realidade quase 90% dos negócios no país são independentes. Apenas as grandes empresas possuem uma cultura tradicional samurai, como a daquelas pessoas que trabalhavam nos castelos de antigamente.

Portanto, embora apostando firmemente numa personalidade forte, devemos encontrar uma forma de cooperar e de voltar nossos esforços para uma meta comum, a fim de duplicar, triplicar ou mesmo quadruplicar nossa força.

É importante reconhecer que “as outras pessoas têm qualidades que podem estar ausentes em nós”. Todos temos pontos fortes, e devemos crescer apoiados neles e desenvolvê-los ainda mais; caso contrário, não seremos bem-sucedidos, não conseguiremos nos aperfeiçoar nem alcançar a vitória.

Quais são seus pontos fortes? Para vencer na vida, você precisa empregar suas maiores aptidões. Nunca vencerá uma batalha se lutar apoiado em suas fragilidades. Por exemplo, não faz nenhum sentido eu correr uma maratona de revezamento. Isso só serviria para desmerecer o nome da Happy Science. A única coisa que eu conseguiria seria “a fama de ser um corredor incrivelmente lento”. Por isso, cada pessoa deve enfrentar suas batalhas apoiada em seus pontos fortes. Todos devem adotar essa postura básica.

Porém, se as pessoas viverem apenas como indivíduos separados, isso não irá produzir uma “obra de arte” coletiva. Para tornar a vida uma obra de arte, é importante que cada um trabalhe buscando uma meta compartilhada, como numa organização ou sociedade, ao mesmo tempo que desenvolve uma individualidade forte. As pessoas devem aproveitar ao máximo seus pontos fortes e ao mesmo tempo trabalhar para o crescimento de sua organização ou sociedade. Se você costuma criticar as fraquezas ou os erros dos outros a partir desse local privilegiado que é constituído pelos seus pontos fortes, deve mudar isso.

 

A Felicidade Não É Obtida por Aqueles Que Tentam Prejudicar os Outros

 

Assim como a igualdade japonesa se torna prejudicial quando impede alguém de se destacar, se você perceber que está tentando “evitar o sucesso de outra pessoa”, precisa mudar de atitude. “Se cada pessoa se desenvolver e crescer o máximo possível, isso será bom para todos.”

Se você encarar seus pontos fortes de maneira positiva, também verá o crescimento pessoal dos demais com bons olhos. Precisamos encontrar espaço suficiente em nosso coração para defender qualquer pessoa que esteja sendo menosprezada pelos demais à sua volta, e “procurar apontar os pontos positivos que essa pessoa tiver”.

Há um ensinamento do Budismo que é “beneficiar a si também é beneficiar o próximo”. Ou seja, quando você busca aprender a Verdade e se lapidar você está crescendo como ser humano e neste processo será possível encontrar os seus pontos fortes que podem ser: espírito de esforço, determinação, gentileza, moderação etc. E quando for possível encontrar as suas qualidades, utilize-as no seu trabalho, na igreja e na família de maneira que todos possam se beneficiar. Esta é a mentalidade que constrói uma sociedade saudável e aproxima da Utopia, Reino Búdico, pregada pelo Mestre Ryuho Okawa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *