O amor que se dá
Amar, nutrir e perdoar alguém significa adotar uma abordagem positiva nos relacionamentos sem pensar em um retorno para si mesmo. Significa uma forma de altruísmo. Por outro lado é bem natural o desejo dos seres humanos de serem amados. Nesse aspecto somos todos iguais e frequentemente sofremos sobretudo na adolescência por não conseguirmos receber o amor que desejamos.
O Mestre Okawa nos ensina que quando ele era jovem valorizava muito pouco o que as pessoas já tinham feito por ele e ao mesmo tempo que não conseguia ficar imediatamente feliz quando recebia algum elogio a mais leve crítica poderia atingi-lo como uma lança e deixá-lo ressentido por anos Se considerava o mais miserável dos seres humanos e se sentia sem valor e incapaz de compreender porque havia nascido.
Quando O Mestre Okawa pensou nas ideias contidas na frase “ame, nutra e perdoe” percebeu que talvez a felicidade que esteve buscando ao longo da vida não fosse a felicidade verdadeira.
Se você caminhar por uma plantação de arroz talvez encontre sanguessugas que vão se prender às suas pernas e chupar o seu sangue. Essas criaturas são consideradas desagradáveis por que roubam sangue das pessoas em vez de fazerem algo produtivo.O mesmo pode ser dito em relação aos pernilongos. Pessoas que acham que merecem ser amadas e não oferecem nada em troca podem ser comparadas a sanguessuga e pernilongos. É natural portanto que sejam rejeitadas. As pessoas que só pensam naquilo que podem obter no próximo naturalmente não serão apreciadas.
O ser humano se sente feliz quando expande a própria consciência, quando percebemos que estamos evoluindo a consciência de que existimos se expande. Quanto mais fizermos pelo próximo maior será o nosso crescimento e a verdadeira felicidade pode ser encontrada na compreensão que que você é infinitamente bom e útil ao próximo. Portanto se você quer crescer e se desenvolver procure ajudar o maior número possível de pessoas.
Amar sem esperar nada em troca
Buda ensinou aos monges e monjas que embora talvez parecesse pedintes deveriam manter a cabeça erguida ao receber as oferendas. Um grande número de pessoas despertou para a verdade está fazendo um esforço conjunto para disseminar a luz.
Muitas delas se dedicam à trabalhos voluntários nas mais diversas formas gostaria de dizer a elas que esse simples desejo de serem úteis ao próximo é algo digno de respeito.
O amor dado volta para o doador
É preciso que você faça algo por ter tido vontade, pelo simples prazer de fazer pela alegria de agir assim por toda sua vida. Mesmo que você não receba o retorno direto por uma boa ação que tenha praticado, a pessoa que recebeu algo de você se sentirá bem e isso a levará a ter bons pensamentos e praticar boas ações.
Deixe um comentário