Autorreflexão não é apego

Autorreflexão não é apego

Apego e reflexão são diferentes

 

Dizer para si mesmo: “eu não devia ter feito isso” nem sempre pode ser considerado reflexão. Ao contrário, é uma tendência de sempre se lembrar de erros, falhas e frustrações. Sofrimentos e preocupações excessivos são apegos e portanto opostos à reflexão.  Localizar apenas um determinado incidente, situação ou conversa é apego e não reflexão. Embora ambos envolvam rever o passado e pensar a respeito de eventos que já ocorreram,  não podemos esquecer que autorreflexão e apegos, na verdade, são muito diferentes um do outro.

 

Mesmo ao ser ferido pense antes de agir

 

Certa vez li um livro com o seguinte relato: uma pulga tinha sido colocada dentro de uma garrafa de leite vazia e em seguida essa garrafa fora tampada. No começo a pulga pulava energicamente tentando escapar, mas cada vez que pulava batia na tampa da garrafa e voltava a cair. Depois de algum tempo a pulga deixou de pular para tentar escapar e em seguida mesmo que a tampa fosse retirada a pulga não conseguia escapar pois havia parado de pular porque achava que voltaria a se chocar com a tampa.

 

Da mesma maneira, se você pular e bater com a cabeça, é aconselhável que espere um pouco antes de repetir o mesmo esforço. Por exemplo: alguém que está à beira da falência e possui muitas dívidas pode achar que deveria usar seus últimos recursos para abrir uma loja e obter um retorno excepcional, entretanto pode ser que ele acabe aumentando ainda mais as suas dívidas.

 

Você não deve ficar falando a respeito dos seus fracassos ou falta de sorte porque agindo assim você também estará ouvindo as suas próprias palavras que ficarão cada vez mais gravadas na sua consciência. Se agir desta maneira você começará a acreditar que é um personagem trágico de um drama. Quando estiver numa situação como essa, primeiramente pare de criar infelicidade evitando tomar atitudes cegas ou impensadas.

 

Não diga que é infeliz

 

O segundo ponto importante é não falar a respeito da sua infelicidade. Você deve perceber que a autocompaixão jamais o levará ao sucesso. Se você observar as pessoas que amam a infelicidade, elas agem como se estivessem fazendo parte de um drama trágico. Você deve checar seu coração para verificar se não é do tipo de pessoa que ama a infelicidade e vive um drama.

 

Uma pessoa geralmente guarda a memória de uma mágoa por 10 ou 20 anos ou então quando uma outra pessoa comete um erro ela se lembrará desse fato por uns 10 anos. Porém nenhuma das duas atitudes está correta pois não é bom pensar continuamente a respeito do problema.

 

Fique impermeável e flutue

 

Os patos flutuam porque possuem um óleo natural que deixa as suas penas impermeáveis. Certa vez vi na TV uma experiência com patos:  ao serem colocados na água com detergente eles afundam porque o detergente dissolve o óleo que deixa as penas impermeáveis e os patos não conseguem flutuar na água.

 

De modo similar, uma pessoa neurótica ou que esteja sofrendo também tem essa característica, ela não possui material impermeável e afunda deixando um rastro de bolhas na água. Para se proteger você precisa de uma camada de óleo.

 

Uma maneira de se tornar impermeável é perceber que ela mesma possui muitos outros pontos positivos e portanto pode se defender e dar a volta por cima. Esta pessoa possui pontos positivos pois é filha de Deus. Mesmo que pareça cansada e miserável sempre haverá alguém a tenha elogiado e admirado.

 

Portanto uma pessoa que esteja desanimada por causa de algum fracasso ou magoada por causa de um comentário não deve se ferir ainda mais e sim aceitar que é filha de Deus para poder flutuar na água. É muito importante ajudar essas pessoas a encontrarem as suas próprias qualidades.

 

No post de hoje aprendemos que a autorreflexão é uma forma de você restaurar a sua natureza divina. É uma prática que busca purificar a sua alma e permitir que você retome a conexão com o seu anjo da guarda. Lembre-se sempre de reconhecer as suas qualidades e as conquistas que tem tido ao longo da vida, pois esta convicção irá permitir que você flutue ao invés de afundar na tristeza ou na autocompaixão. Uma sabedoria necessária na vida é conseguir gerar a própria energia e as atitudes que aprendemos hoje irão ajudar você a recuperar o ânimo e imaginar um futuro brilhante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *