Olá! Tudo bem?
No post de hoje veremos 6 níveis de como lidar com adversidades.
Nível 1 – Nível baixo inferior: Descontrola-se.
Há pessoas que “chutam o balde”, ficando fora de si quando se deparam com alguma dificuldade. Podem ficar violentas em casa ou em público e começam a criar rancor contra o mundo por causa da dificuldade que enfrentam. Esse é o nível mais baixo no modo de se lidar com os problemas.
Nível 2 – Nível baixo superior: Suporta o sofrimento.
Existem outras pessoas que, apesar da tristeza e da dor da derrota, tentam levar a vida adiante de alguma forma. Escondem a tristeza e suportam o sofrimento. As que pertencem a esse grupo estão logo acima do primeiro nível.
Nível 3 – Nível médio inferior: Suporta a dificuldade, mas é incapaz de lidar com sucessivos problemas.
Estas pessoas que suportam o sofrimento e, de alguma maneira, conseguem retomar a calma após alguma adversidade, dizendo a si mesmos: “Sim, cometi um erro enorme, mas terei uma nova chance, continuarei seguindo em frente”. Apesar disso, se têm de enfrentar repetidos problemas, essas pessoas desabam e se tornam impulsivas. Estão logo abaixo da média no que diz respeito à capacidade de lidar com dificuldades. São indivíduos que não enlouquecem por causa de um revés, mas, após um segundo ou terceiro fracasso, se tornam irresponsáveis e passam a se revoltar contra outras pessoas ou contra o mundo.
Nível 4 – Nível médio superior: Luta para superar os problemas.
Há também pessoas que, ao experimentar vários problemas, mesmo em meio a tristezas e sofrimentos, empenham-se na superação tentando abrir um caminho melhor. Suportam a dor e perseveram, o que faz delas pessoas de um nível um pouco mais alto do que a média.
Nível 5 – Nível alto inferior: Sente a vontade de Deus nos problemas.
Então, que pessoas estão nos níveis altos com respeito ao modo de lidar com os problemas? São aquelas que vêem a si mesmas da perspectiva de um mundo superior. Estas pessoas reconhecem a Vontade do Céu em meio a suas maiores dificuldades. Quando fracassam são capazes de refletir buscando algum erro que possam ter cometido no curso da vida.
À medida que os anos passam, as pessoas acreditam que sabem qual é o caminho certo a seguir, pois adquiriram conhecimento e experiência através da vida e da opinião dos outros. Apesar disso, porém, as coisas nem sempre acontecem como planejamos e o resultado é o fracasso.
Nesse caso, é importante saber que conhecimento e experiências têm um limite, assim como há um limite para os conselhos que os pais e outras pessoas à nossa volta possam nos dar, por melhores que pareçam. É por isso que é importante perceber a ação da Vontade Divina maior.
Nível 6 – Nível alto superior: Encontra sementes de felicidade nos problemas.
As pessoas que pertencem a um nível mais acima não apenas percebem a Vontade Divina como também se esforçam para encontrar sementes de felicidade em seus problemas. Elas sentem a Vontade do Céu em suas vidas e compreendem que o avanço pelo seu caminho foi interrompido por haver um tema de aprimoramento espiritual desta encarnação ou porque existe um carma ou acerto de compromissos assumidos numa vida anterior. Todavia, não se contenta em apenas aceitar como um fato. Vão em frente e procuram sementes de felicidade escondidas nas maiores dificuldades. Esse é o nível mais alto no modo de alguém lidar com os problemas.
No post de hoje vimos 6 maneira de encarar os problemas que ocorrem na vida. Através do estudo dos ensinamentos do Mestre Okawa e do aumento do nível de consciência é possível cada vez mais se aproximar do nível em que se encontra as sementes de felicidade nos problemas.
Deixe um comentário