Elimine a Inveja, Raiz do Ódio

Elimine a Inveja, Raiz do Ódio

Olá! Tudo bem?

No post de hoje veremos qual é o sentimento contrário ao amor e também a importância de cultivar a mente que abençoa o próximo.

 

Você sabe qual é o contrário de amor? Não é ódio, como a maioria das pessoas costuma pensar. Na verdade, o oposto de amor é a inveja. Muita gente no mundo todo luta com essa questão. Se você observar com atenção, não é o ódio, mas sim a inveja, que geralmente separa amigos, dissolve famílias, rompe relacionamentos. A inveja tem raízes em algo muito fundamental, e possui aspectos perigosos e características vergonhosas.

Quando você sente inveja ela não está direcionada a qualquer um indiscriminadamente; as únicas pessoas que despertam inveja são aquelas altamente qualificadas em sua área de interesse. Por exemplo, se você sonha em algum dia ser jogador de futebol profissional, talvez tenha inveja daqueles que demonstram mais habilidade do que você. Por outro lado, você provavelmente não invejaria um lutador de judô. Do mesmo modo, se o seu maior desejo for enriquecer, pode ser que sinta inveja de pessoas ricas e prósperas. Ou então, se você gostaria de estar em um relacionamento afetivo, é provável que sinta inveja daqueles que são bem-sucedidos nas suas conquistas românticas.

Para superar a inveja, então, o primeiro passo a ser dado é compreender que a inveja – o oposto absoluto do amor – faz parte de um mecanismo mental que tenta destruir seus ideais e a imagem ideal de si mesmo. No fundo do coração, no subconsciente, você quer ardentemente ser como aquela pessoa que despertou sua inveja; aquela pessoa é ou tem o que você deseja.

 

Como a inveja surge

O problema é que, quando se manifesta, a inveja na verdade funciona como um obstáculo, impedindo que você se aproxime da sua meta. Isso ocorre quando você critica, menospreza e aponta os defeitos da pessoa que inveja. É muito importante que você seja sincero consigo mesmo e admita seu desejo de ser como a pessoa que lhe causou inveja. Esse reconhecimento vai ajudá-lo a acalmar esse sentimento dentro de si. Então, quando perceber que dominou a inveja, procure, em vez disso, abençoar essa pessoa.

Um coração que abençoa é um coração que afirma ou reconhece o que há de bom nos outros. É um coração que aspira alcançar um ideal e torce pela felicidade alheia. Enquanto conservar essa disposição mental sua vida aos poucos será guiada rumo ao ideal que está buscando. Por exemplo, digamos que você seja uma pessoa apaixonada por seus estudos. Talvez esteja lutando com a inveja que sente de um colega que é um aluno brilhante. Mas não convém fazer um alvoroço sobre isso criticando a pessoa. Pelo contrário, procure elogiar seus esforços. Quando conseguir fazer isso, estará um ou até dois passos mais perto de obter o que aquela pessoa possui. Lembre-se de que a inveja é uma barreira aos seus sonhos e só serve para negar seus ideais.

O principal alvo da inveja costuma ser a riqueza. Mesmo nos países cujas áreas urbanas aparentemente estão dando saltos enormes em termos de crescimento e progresso, a grande disparidade entre as classes econômicas continua sendo uma importante questão a ser abordada. Muita gente ainda vive na pobreza, um problema que os governos têm dificuldade para resolver. Um problema dificílimo de solucionar. Quando a inveja em relação aos ricos cresce muito, torna-se ódio. Quando o sentimento de ódio se expande ainda mais, transforma-se em agressão, levando a um aumento da criminalidade. Infelizmente, a conduta antissocial e os atos violentos contra a sociedade resultam na destruição dos sonhos e ideais, fecham o caminho da autorrealização.

 

O coração que abençoa

Se você quer ser amigo de pessoas abastadas, precisa ter um coração capaz de abençoá-las. Os ricos abrem o coração para quem os abençoa e mostra que deseja ser como eles. É assim que os ricos ficam amigos dos pobres e lhes ensinam a ter sucesso nos negócios. As pessoas querem travar amizade com quem as abençoa. Se você pretende transformar este mundo em um lugar melhor, cultive cuidadosamente um coração que deseje aumentar o número de pessoas felizes, não o número de infelizes. Por favor, lembre-se disso.

No post de hoje foi abordado o tema da inveja. Este sentimento pode destruir todos os seus sonhos e tornar o mundo em um lugar escuro e infeliz. Por isso é importante combater a inveja com o coração que abençoa o próximo. Quando você ver alguém mais feliz ou mais rico do que você abençoe esta pessoa pois dessa maneira você estará um passo mais próximo da riqueza e da felicidade e também trará mais luz neste mundo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *