Felicidade e infelicidade

Felicidade e infelicidade

A nossa instituição tem o nome de “Happy Science”. Sendo assim, o desejo contido na palavra “felicidade” é muito forte. É preciso que se tenha a consciência de que estamos iniciando atualmente o trabalho para a concretização deste ideal na Terra.

Afinal, o que a palavra “felicidade” estaria indagando a vocês? Como é o estado de felicidade? E o estado de infelicidade? Vamos pensar um pouco sobre estas questões.

Eu diria que uma pessoa feliz é aquela que tem o coração repleto de pinturas bonitas, todas elas de sua preferência. E, por outro lado, uma pessoa infeliz é aquela que tem os quadros de pintura, que não são do seu agrado, no seu coração. Esta é a chave para as questões da “felicidade” e “aflições”.

Quando se analisa a felicidade ou a infelicidade, temos de compreender melhor o estado que chamamos de “aflição” ou de “agonia”. O estado de aflição é aquele onde as pinturas gravadas no coração de uma pessoa não são as ideais, não são as apreciadas por ela mesma. E a infelicidade é o estado de aflição contínua.

Portanto, uma pessoa infeliz está constantemente com um quadro aflitivo ou agonizante no coração. E, por outro lado, uma pessoa feliz está sempre com uma pintura agradável no quadro do coração.

A Verdade da felicidade é muito simples e todos nós deveríamos adotá-la como um tema obrigatório de pesquisa. Muitas explicações seriam cabíveis com relação ao objeto chamado “mente”, mas elas poderiam ser resumidas em telas de pintura guardadas dentro do nosso peito.

Diariamente, desenhamos alguma coisa nesta tela, e esta pintura nos dirá se somos felizes ou não. Precisamos, no caso, de uma postura de verificação objetiva do nosso próprio pensamento. A cada instante, precisamos inspecionar o tipo de quadro que estamos pintando.

 

As pinturas que existem na mente humana

Quem sempre fala da infelicidade, certamente, tem dentro do seu coração um quadro muito feio. As pessoas próximas até estranhariam por que ele insiste em pintar um quadro tão feio, por que usar uma cor tão cinzenta. Cores exuberantes e maravilhosas estão disponíveis; então, porque utilizar justamente as cores escuras: preta, cinza?

Geralmente, as causas são sempre as mesmas. A primeira delas, é o sentimento de fracasso. Uma pessoa que, em algum momento da vida, experimentou a derrota pode carregar este trauma pelo resto da vida. O fracasso gera a decepção. Muitos vivem com este estado do coração.

Um outro caso, que pode estar ou não relacionado com o sentimento de fracasso, é o complexo de inferioridade. Este é o caso mais grave em termos de pinturas sombrias. Ele pode gerar um sentimento de auto rejeição e causar a perda da autoconfiança.

Estes são os fatores que levam um indivíduo a utilizar cores escuras nas pinturas do coração. Uma vez que todos temos dentro de nós tais fatores, o importante é conhecermos as suas causas.

 

Identificar as causas e removê-las é conhecido como a prática de autorreflexão na Happy Science. Ao estudar os ensinamentos da Verdade você conseguirá identificar as “pinturas sombrias” que existem na sua mente e irá removê-las, uma a uma. E após remover estas pinturas você irá preencher o espaço que ficou com imagens positivas, construtivas e iluminadas. É dessa maneira que você começa a criar uma vida sintonizada com a Luz.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *