Para a felicidade das pessoas há algo a mais além de esforço e auto-aprimoramento. Existem também as pequenas felicidades e alegrias serenas que não tem nada a ver com dinamismo e esforço
A maneira de trabalhar dos ocidentais se parece mais como a do rei dos animais, um leão. Quando um leão sai atrás de uma presa ele realiza essa tarefa com todo o empenho no entanto depois de devorá-la ele deita na sombra e tira uma boa soneca satisfeito
Da mesma maneira, uma mola não deve ficar totalmente estendida nem sempre totalmente comprimida. A vida é uma repetição desse ciclo de esforço e depois relaxamento e ninguém é confrontado continuamente com dificuldades mas há certas épocas no decorrer de um ano em que as coisas ficam mais difíceis e você, como uma mola, precisa de um período de lazer para recuperar sua força física e mental a fim de ser capaz de superar as dificuldades
O repouso possui também um efeito positivo na vida
Não desperdice sua energia pergunte a si mesmo: Qual a tarefa mais importante que requer a sua máxima energia e faça um esforço para ficar na melhor condição possível.
A Lei dos rendimentos decrescentes
O grau de satisfação conseguido por meio do esforço irá decrescer gradualmente. Por exemplo, se você estiver muito faminto quando finalmente comer o primeiro prato será muito delicioso, uma segunda porção já não produzirá a mesma sensação de satisfação e a terceira menos ainda.
A satisfação que obteve no primeiro prato irá diminuir à medida que você come mais. O mesmo vale para o estudo: se você passa o dia inteiro estudando um único assunto sem tirar um tempo de descanso você ficará cada vez menos capaz de absorver o que lê.
Ao invés de estudar três horas seguidas faz muito mais sentido estudar uma hora e depois fazer uma pausa de dez minutos estudar mais uma hora e fazer outra pausa. Para ganhar o máximo possível com seu trabalho você precisa fazer uma pausa de vez em quando.
Se você ficar estudando ou trabalhando o dia inteiro todos os dias descobrirá que chega um ponto em que não é mais capaz de assimilar o que lê. Quando você fica sobrecarregado a informação precisa descansar um tempo.
Quando uma pessoa passa tempo demais fazendo a mesma coisa a sua eficiência diminui.
No post de hoje aprendemos sobre o estilo de vida do leão. Você deve se concentrar ao máximo nas tarefas que desempenha ao longo do dia, mas para que isso seja possível é muito importante que você saiba descansar.
O Mestre Okawa ensina que “Saber descansar também faz parte do trabalho”. As pessoas não estão concentradas nem produtivas o tempo todo, na verdade somos realmente produtivos em apenas 20% do tempo. Se você trabalha 10 horas por dia, existem 2 horas nas quais você está com o máximo de energia e o máximo de concentração. Por isso, para obter o máximo de produtividade e satisfação no seu dia saiba usar muito bem o seu tempo e também reserve algumas horas do seu dia para recuperar as energias.
Se quiser saber mais sobre este assunto sugiro a leitura do livro “Trabalho e Amor”. Publicado pelo Mestre Ryuho Okawa.
Deixe um comentário