Olá! Tudo bem?
O post de hoje abordará o tema da prática da reflexão. Um método bastante simples que quando praticado diariamente irá proporcionar uma purificação incrível da sua alma.
A sua natureza como filho de Deus
O ser humano possui a tendência de ser brando consigo e rigoroso com os outros. E por que se torna dócil consigo? É porque se mima muito. Ao longo de vários anos, veio pensando egocentricamente. Em consequência disso, criou o hábito de pensar apenas em como se satisfazer.
Entretanto, não estou dizendo para se desprezar. Não tenho intenção de dizer que o desejo de se autopreservar dando importância a si é um mal. Você é filho de Deus e precisa dar importância ao seu corpo físico também, pois é um veículo que recebeu dos seus pais para realizar o seu aprimoramento espiritual. Portanto, o pensamento mais importante não é dar importância a si contrariando a sua natureza de filho de Deus, mas sim amar-se como um filho de Deus. Não há limite para o amor.
O ser humano não nasceu para amar as outras pessoas apenas porque amar outras pessoas é moralmente bom. Em essência, o ser humano nasce com a natureza de amar outras pessoas, pois Deus é amor, e o ser humano, sendo filho de Deus, é filho do amor. Portanto, amar as outras pessoas é amar a si.
O método da reflexão é um método para descobrir o seu verdadeiro eu e corrigir os pensamentos e posturas que não estão de acordo com esse “eu verdadeiro”. Portanto, um primeiro passo do método da reflexão é pensar qual é a sua verdadeira natureza.
A natureza do ser humano filho de Deus é, antes de mais nada, amor. É também misericórdia, compaixão, gentileza, coragem, sabedoria, sinceridade, dedicação, paz interior, congratulação, gratidão, alegria, esforço, fé, oração, prosperidade, generosidade, livre de apegos, boas palavras, justiça, aspiração, progresso, relacionamento saudável entre homem e mulher, lar saudável, perseverança, mente inabalável, força de vontade, esperança e tolerância. Essas são as características de um ser humano filho de Deus.
Reflexão é visualizar firmemente essas características de filho de Deus irradiando luz, e eliminar um a um tudo o que for contrário a essas características. Se você encontrou a característica do amor dentro de si considerando-se um filho de Deus, livre-se do ódio. Se você se visualizou no coração abençoando outras pessoas, livre-se da inveja. Se você começou a sentir gratidão, jogue fora ironias e palavras ásperas.
A reflexão deve ser praticada pouco a pouco, dia a dia.
Contudo, é difícil fazer reflexão de um ano inteiro, ou uma década inteira. É importante fazer a reflexão aos poucos diariamente.
Se possível, uma vez ao dia, antes de dormir, faça reflexão do seu coração focando nos seus comportamentos e palavras que teve ao longo do dia. De 10 a 15 minutos, no seu quarto ou no local do seu agrado já está ótimo. O critério para a reflexão é fazer a comparação de cada comportamento, palavra e pensamento, com as características de um filho de Deus.
O objetivo da reflexão não é se pressionar como um filho do pecado, como uma pessoa de má índole. Trata-se apenas de eliminar um a um as partes negativas de si que não estão em conformidade com o eu verdadeiro que irradia luz como filho de Deus, e se empenhar para que não tenha novamente tais pensamentos e comportamentos. Após a reflexão você não pode se sentir um pobre miserável ou um coitado. Se esforce para que após a reflexão sinta como se estivesse tomado um banho e eliminado toda a sujeira. Jamais se esqueça de que dentro de você há uma natureza divina que brilha como um diamante. Justamente por ser diamante, você é capaz de brilhar ao lapidar-se através da reflexão.
Ao se banhar da Luz de Deus, e através da reflexão e da gratidão derramar a chuva do Darma os pecados do passado serão lavados e você renascerá como uma nova pessoa. Viva cada dia fielmente ao sentimento que teve nesse momento.
O momento em que você derrama lágrimas de reflexão é o ponto de partida da sua vida. É um novo recomeço.
Deixe um comentário