Os venenos do coração

Os venenos do coração

A importância de manter a mente pura e tranquila.

 

A mente humana possui princípios que são parecidos com os objetos que existem no mundo terreno. Por exemplo: todo objeto que é deixado ao relento irá se deteriorar rapidamente. A sua mente funciona com o mesmo princípio, ou seja, se você não lapidar, polir e cuidar da sua mente, assim como cuida de objetos materiais, ela ficará “enferrujada” e dessa maneira a Luz do seu Anjo da Guarda não irá penetrar na sua mente. Este é o início de uma vida infeliz. Por isso recitar os sutras, como por exemplo As Palavras da Verdade Proferidas por Buda, ler os ensinamentos da Happy Science, praticar reflexão e meditação é algo muito importante para tranquilizar e purificar a sua mente.

 

Um dos ensinamentos do Buda Shakyamuni diz: “A ferrugem corrói o próprio ferro da qual se originou e o destrói”. A ferrugem se forma no ferro. Um produto à base de ferro pode funcionar bem no início; mas, se for abandonado ao relento ou envelhecer, gera ferrugem. Uma espada ou uma faca que começa a enferrujar precisa ser polida para não perder o fio. Assim, a ferrugem, que se originou no ferro, corrói o próprio ferro e o inutiliza. E quais seriam as ferrugens produzidas pelos seres humanos? Em termos simples, são: a gana, a ira e a ignorância, também conhecidas como os Três Venenos do Coração, de acordo com o budismo.

 

 

Os três venenos do coração.

 

O primeiro veneno é a gana. Você é muito ambicioso? Deseja mais do que mereceria pelas suas experiências, seus esforços e sua devoção? É natural que você queira melhorar sempre e buscar novos objetivos. Isto é parte da sua natureza Divina e por sermos filhos de Deus instintivamente queremos nos aproximar Dele. Porém, moderação é necessária quando você está em busca dos seus sonhos e ideais. A paciência e esforços constantes são fundamentais para um sucesso genuíno. Trabalhar demais ou exagerar no esforço pode trazer danos que demorarão muito tempo para serem reparados. A frase “devagar e sempre” se aplica neste contexto.

 

Segundo é a ira. Você se irrita facilmente? Por exemplo, quando lhe apontam seus erros, defeitos e falhas, logo fica enfurecido? Você se baseia sobretudo em suas preferências pessoais e, por isso, rejeita o que não gosta e só aceita o que lhe agrada? Esse comportamento transparece também nas relações amorosas ou hierárquicas? Se seu comportamento reflete intensamente seus gostos e aversões, é porque seu coração está ligado ao sentimento de ira. Se você observar os outros atentamente com um olhar imparcial, perceberá que não é tão diferente deles e que as qualidades e os defeitos das pessoas não passam de características iguais em intensidades diferentes. Então, se você tem uma grande propensão a se irritar, procure fazer uma autorreflexão.

 

O terceiro veneno é a ignorância. Há pessoas, por exemplo, que leem livros de ensinamentos da Verdade Búdica ou Verdade Divina e acham que entenderam bem o conceito; algumas poderiam até escrever um texto sobre a “ Lei de Causa e Efeito “ se lhes pedissem. No entanto, assim que terminassem a redação e fossem fazer outra coisa, logo teriam se esquecido de tudo.

 

O aprendizado da Verdade não deve se limitar apenas a leitura dos livros. Após ler um livro ou ouvir as palestras é fundamental que você pratique os ensinamentos no seu dia a dia. Ou seja, é importante você rever as suas palavras e ações com base nos ensinamentos, se arrepender de algo que fez de errado, corrigir e seguir em frente. Este é o caminho para você se libertar da ignorância e adquirir a verdadeira sabedoria.

 

Os venenos do coração foram ensinamentos pregados por Shakyamuni Buda há 2600 anos mas na verdade são atemporais. Mesmo hoje é importante ficar atento se estes venenos não estão penetrando a sua mente e caso estejam busque eliminá-los o mais rápido possível. É dessa maneira que a sua mente não ficará “enferrujada” e você poderá viver uma vida iluminada.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *