Não esqueça de ter uma atitude racional e de avançar com firmeza na situação em que você foi colocado. Não deixe tudo nas mãos de Deus ou Buda. Faça pelo menos aquilo que lhe é possível; por exemplo, faça tudo que puder pela sua família, pela escola, pela empresa em que trabalha, pela sociedade e assim por diante. A seguir, trate de fazer, uma a uma, as coisas verdadeiramente capazes de beneficiar a sua alma e continue avançando. Esse é o esforço necessário.

Eu não lhe estou recomendando uma atitude confortável nem que deixe tudo por conta de Deus ou dos outros. Naturalmente, nas ocasiões em que estiver totalmente confuso, é possível que você queira orar a Deus, a Buda ou aos espíritos superiores. Para os seres humanos, isso é inevitável, e necessário para se ter paz espiritual.

No entanto, enquanto você viver neste mundo e ainda tiver saúde e capacidade de ser ativo, é cedo para se queixar ou lamentar. Tenha força de vontade e pergunte a si mesmo, “O que fazer agora? O que eu posso fazer nesta situação?” Talvez você pense, “Se eu estivesse em uma situação melhor, podia fazer tal coisa”, mas, em vez disso, eu lhe aconselho perguntar o que você pode fazer na situação presente, na situação em que se acha agora. Não desista. Tenho certeza de que sempre há algo que pode ser feito.

É a isso que me refiro quando falo em “Missão de Luz”. Queria que você dissesse a si mesmo, “Apesar de ter sido colocado nestas circunstâncias, eu continuo sendo capaz de cumprir a minha missão de luz, seja como for”, e que tentasse cumpri-la.

Mesmo preso a uma cama de hospital a pessoa pode cumprir a sua missão de luz. Qualquer atividade – seja você o doente, o enfermeiro ou o médico, seja você professor ou aluno, pedreiro ou funcionário público, peixeiro, empregado de supermercado ou engenheiro mecânico – lhe permite dar um passo à frente no caminho do cumprimento dessa missão.

É imprescindível ter em conta que aquilo que você sabe nas circunstâncias e na situação atuais determina a sua vida e os problemas que há de encontrar no futuro.

 

Você é capaz de resolver os seus problemas.

 

Se os problemas que está enfrentando não forem difíceis o bastante para o seu crescimento espiritual, é possível que surja um problema ainda mais complicado. Por outro lado, se o problema que o aflige for demasiado difícil para você resolver, com o tempo, ele se tornará mais simples. Seja como for, tenha sempre uma atitude positiva e procure fazer o que lhe cabe fazer agora em vez de se queixar.

Se um número cada vez maior de pessoas pensar, “Vou acender a tocha interior”, este mundo se inundará de luz e ficará mais próximo do céu. No entanto, se um número cada vez maior desejar constantemente ser salvo, dizendo, “Por favor, ajude-me”, o mundo mergulhará pouco a pouco nas trevas.

 

O espírito do auto esforço é muito importante para você superar os sofrimentos e dificuldades. A frase “Deus ajuda quem se ajuda” se aplica neste sentido. Se você quiser receber ajuda dos anjos não fique apenas esperando esta ajuda. Ao invés disso trabalhe com afinco todos os dias, acredite que o seu esforço é válido e então no momento certo e na quantidade adequada você receberá as orientações celestiais.

Leia também...