O sofrimento é uma valiosa oportunidade de desenvolvimento espiritual

 

É bem possível que você queira ter vida mansa, sem nenhuma preocupação, sem nenhuma dificuldade, mas isso está longe de significar sucesso. O sucesso também pode ser encontrado na adversidade, pois a própria missão do ser humano nascido neste mundo exige e impõe certas provações.

Quem leva uma vida sem problemas, faz o que quer e só conhece o sucesso, geralmente acaba lamentando ao retornar ao outro mundo. Lá as pessoas pensam de modo muito diferente de quando viviam aqui: “Embora eu tenha tido a chance de ir para o mundo físico não consegui aprender o suficiente porque faltaram provações na minha existência. Perdi uma ótima oportunidade de aprimorar a alma através do sofrimento e do estudo.”

Ainda que agora você pareça estar sofrendo neste mundo, trata-se, na verdade, de um período de aperfeiçoamento da sua alma. Assim, quanto mais grandeza ela tiver, mais duras são as provas pelas quais há de passar na vida.

Convém examinar o sofrimento que você enfrenta e avaliar a capacidade da sua alma. Se acha que está passando por uma grande dificuldade, entenda que é porque a sua missão é igualmente grandiosa. Saiba que a sua alma está se aprimorando exatamente agora. Você tem um caderno de exercícios para o seu desenvolvimento espiritual. Por favor, ao examiná-lo, descubra a verdadeira intenção daquele que o criou e lhe enviou tais problemas e pergunte o que lhe cabe fazer no momento.

 

Esforce-se continuamente para aumentar a sua força de vontade

 

É conhecer a própria missão. Este é o primeiro passo. A seguir, é preciso adquirir a força que provém dessa consciência de missão.

Não é fácil fortalecer a vontade, por mais que se tente. Geralmente, é como tomar aquelas decisões de Ano Novo que desaparecem em uma semana, e isso mostra a fragilidade dos seres humanos.

A força de vontade é como um músculo; não se fortalece de uma hora para outra. É impossível ficar forte de repente, erguendo uma ou duas vezes uma pedra ou uma barra de aço pesadíssima. Isso só serve para prejudicar o corpo e impedir a pessoa de fazer outros exercícios, caso ela não acabe indo parar no hospital. Para se tornar mais forte, é necessário fazer diversos tipos de exercícios diários que fortaleçam os músculos. Assim, pouco a pouco, a pessoa vai adquirindo mais força. Um belo dia, ela pode começar a trabalhar muito, na esperança de realizar grandes coisas o mais depressa possível, mas isso equivale a querer ficar forte com o mero ato de carregar uma pedra enorme. Quem fizer isso essa tolice acaba se machucando, e tudo termina ali mesmo.

Desenvolver a força de vontade é como exercitar os músculos. O importante é fazer um esforço constante, mas equilibrado, e construir a força vagarosamente. Assim você começa a adquirir certo nível de força interior que lhe permitirá enfrentar muito sofrimento e dificuldade.

Portanto, o que importa é ter uma grande força de vontade que provenha de um claro senso de missão, e, para aumentar essa força de vontade, é necessário trabalhar diariamente e com disciplina.

 

Leia também...